Consultas e Exames
No HOP, consultas e exames complementares são realizados de maneira personalizada, em aparelhos com tecnologia de ponta por profissionais experientes e qualificados.
No HOP, consultas e exames complementares são realizados de maneira personalizada, em aparelhos com tecnologia de ponta por profissionais experientes e qualificados.
Equipamento: microscópio digital
O exame serve justamente para calcular o grau da lente que será implantada no ato cirúrgico após a remoção da catarata. Existem 2 métodos de exame de biometria:
A Biometria Óptica é a técnica padrão ouro para o cálculo mais preciso do grau das lentes intraoculares.
O biômetro óptico utiliza o método de interferometria de coerência parcial para obter as medidas necessárias para o cálculo do comprimento axial e da profundidade da câmara anterior, além disso, o biômetro óptico também realiza a avaliação da curvatura do olho, que é dada pelo princípio de reflexão de luz.
Vantagens da biometria óptica
As medidas da profundidade da câmara anterior e do comprimento axial são feitas sem contato direto com o olho do paciente. Sendo assim, evita lesões corneanas e evita uma aplanação inadvertida da superfície da córnea que poderia alterar a determinação do comprimento axial e consequentemente o cálculo da Lente. Uma das grandes vantagens deste método é o conforto a ambos, médico oftalmologista e paciente.
Tomografia de Coerência Óptica
O OCT permite a obtenção de imagens detalhadas da retina, que fornecem detalhes precisos sobre lesões retinianas.
É indicado no diagnóstico de alterações retinianas, como na retinopatia diabética, degeneração macular e buraco macular. Também oferece grande benefício aos pacientes com Glaucoma, sendo o mais avançado em diagnóstico e controle da progressão da doença.
A medida acurada do comprimento axial ocular é fundamental para o cálculo correto da lente. O aparelho de biometria deve ser calibrado regularmente. Além disso, deve ser realizada uma entrevista previamente ao exame, a fim de checar se o olho examinado possui o cristalino intacto (olho fácico), removido (olho afácico) ou se já possui alguma lente intraocular (olho pseudofácico) e, neste caso, se a lente é de polimetilmetacrilato (PMMA), silicone ou acrílico.
A Biometria Ultrassônica pode ser realizada sob duas técnicas:
Contato: Após anestesia tópica, a sonda é colocada diretamente sobre a superfície corneana, sem que haja compressão. Durante o exame, o paciente deve manter-se em posição primária do olhar e a sonda deverá estar perpendicular às interfaces a serem examinadas. Entre as medidas, é aconselhável que o paciente pisque para evitar o ressecamento e abrasão da superfície corneana, melhorando o contato da sonda com a córnea e consequentemente, a condução do som.
Imersão: É utilizada uma concha escleral, colocada entre as pálpebras, sendo preenchida com solução salina. A sonda da ultrassonografia é imersa na solução, mantendo-se entre 5 e 10 mm de distância da córnea. Assim, como na técnica anterior, nesta também é importante que a sonda seja posicionada exatamente perpendicular ao eixo visual para que possibilite captar o eco de todas as ondas sonoras emitidas.